SME realiza formação para articuladores e agentes educacionais do Programa Busca Ativa

Publicado em: 15/03/2024

Com o objetivo de implementar e fortalecer as ações do Programa Busca Ativa Escolar, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação da Busca Ativa, em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social de Açailândia, está realizando no período de 12 a 15 de março, no auditório da SME, a formação de articuladores e agentes educacionais sobre o Sistema Busca Ativa.

Profissionais da educação, gestores escolares, Agentes Comunitários de Saúde e secretários das unidades escolares municipais estão participando desta capacitação. Além deles, estão presentes instituições parceiras do município envolvidas com a Busca Ativa, todas preocupadas em assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes de Açailândia. Entre essas instituições estão representantes do Conselho Tutelar, do COMUCAA, da Polícia Militar-Ronda Escolar, da Promotoria de Justiça, do Censo e do GEP.

Durante o momento formativo, a coordenadora da Busca Ativa Escolar no município de Açailândia, Djara Vasconcelos, falou sobre o fortalecimento da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, considerando de essencial importância, uma vez, que esses profissionais são os responsáveis pela primeira etapa do processo: a criação do alerta, que identifica a criança ou o adolescente que está fora da escola, bem como o motivo pelo qual isso está acontecendo.

“Hoje, a Secretaria de Educação realiza este evento voltado para os parceiros da Rede de Proteção, onde explicamos a cada órgão envolvido como deve ser feito o trabalho. Os participantes receberão informações sobre a importância da comunicação e da abordagem familiar para a função que desenvolverão, entre outros aspectos. Essas parcerias são muito importantes porque surte um efeito imediato dentro das escolas. Por outro lado, os gestores ficam sabendo de tudo que acontece, como agir e a quem pedir ajuda entre os parceiros”, esclareceu Djara.

Cada parceiro envolvido na estratégia desempenha um importante papel para a identificação de crianças e adolescentes fora da escola, etapa fundamental para o enfrentamento à evasão escolar, é o caso da Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar que tem como coordenador o Sargento Assiroaldo Bonjardim. Ele destacou a importância da capacitação e da parceria.

“A nossa atuação é necessária e de fundamental importância na Busca Ativa Escolar. Existem casos em que os gestores nos procuram para nos informar sobre situações de alunos que não estão indo à escola e precisamos verificar “in-loco” o que realmente está acontecendo. Precisamos saber se o aluno está sofrendo algum tipo de violência ou ameaças, dentro ou fora da escola. Graças a Deus, a Polícia Militar tem feito muito bem o papel de proteção, ofertando ambiente seguro e confortável para os alunos. Esperamos fortalecer ainda mais essa Rede e o trabalho”, finaliza Sargento Assiroaldo.

A Busca Ativa tem como objetivo eliminar a infrequência dos alunos, garantindo assim o progresso acadêmico, reduzindo o abandono escolar e a repetência. Através desta plataforma, é possível monitorar diariamente a frequência de todos os alunos, desde o Infantil I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando medidas oportunas que envolvam a família e garantam a presença do estudante na escola.