Representantes da SEMAS e Comissão Juvenil participam em São Luis da 1ª reunião ordinária do FEPETIMA em São Luís

Publicado em: 01/02/2024

Com o objetivo de dar continuidade às atividades do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, que acontecerá no próximo mês de março do ano corrente, foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, a 1ª reunião ordinária na capital maranhense envolvendo representantes da sociedade civil, Entidades não governamentais e órgãos públicos.

Os coordenadores dos municípios que fazem parte do FEPETIMA – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão e CEAPETIMA – Comitê Estadual de Adolescentes para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão estiveram presentes, convergindo esforços para abordar questões cruciais relacionadas ao tema em questão. A coordenadora do Programa AEPETI em Açailândia, Josiane Soares, teve a honra de representar o município e compartilhar perspectivas valiosas durante a reunião.

A reunião aconteceu nas dependências da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e foi conduzida pela Secretária Executiva do FEPETIMA - Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão, Cinara Marque Martins.

Na oportunidade foi tratado sobre o cronograma, calendário de reuniões anuais, bem como a campanha o período de carnaval e quais ações os Órgãos, instituições e ONGs presentes à reunião pretendem realizar como forma de mobilização em defesa da causa:  combate à exploração  sexual e do trabalho infantil, dando ênfase à conscientização da população durante a festa momesca, reforçando que a exploração que a exploração sexual de crianças e adolescentes é considerada uma das piores formas de trabalho infantil.

Durante o encontro, os representantes de Açailândia foram ovacionados pelo brilhante trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do COMUCAA, que também é reconhecido e referência em todo o Estado do Maranhão.

Participaram do encontro a coordenadora do Programa AEPETI, Josiane Pereira Soares e os jovens da Comissão Juvenil, Maria Eduarda Pereira da Silva e Wesley Vieira Lima.