PROJETO ‘ROTAS E REDES LITERÁRIAS’ ENTREGA MOBILIÁRIO PARA SALAS DE LEITURA EM AÇAILÂNDIA

Publicado em: 02/02/2022

As escolas municipais Eduardo Pereira Duarte, Darcy Ribeiro e Antônio Oliveira Campos receberam o mobiliário das salas de leituras, a doação faz parte de mais uma etapa do Projeto Rotas e Redes Literárias, iniciativa da Fundação Vale, desenvolvida em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Prefeitura Municipal de Açailândia com o objetivo de promover e ampliar o acesso à leitura nas redes municipais de ensino.

Para as escolas que participaram dessa etapa, houve uma formação de 16h com a participação de gestores das escolas, mediadores de salas de leitura e da coordenadora do Setor de Promoção da Leitura da Secretaria de Educação, Lina Dalva Carvalho, ministrada por Rodrigo Mindlin Loeb, arquiteto, diretor do Instituto Brasiliana e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que projetou o mobiliário que além de armazenar os livros, quando se abre, expõe todo o acervo de uma vez, criando um ambiente circular para sentar, explorar livremente as obras disponíveis e ler.

Nesta etapa, o objetivo é oferecer um local convidativo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação entrou com os reparos técnicos e a Fundação Vale entrou com o mobiliário, que foi fabricado em nosso município pela Nardaci Móveis Planejados. As bibliotecas móveis não só favorecem a realização de rodas de leitura em diferentes espaços da escola e dos territórios, como também propiciam a movimentação dos livros, na forma de renovação do acervo e empréstimo das obras.

Ainda este ano, o projeto prevê a inclusão de mais três escolas no Piquiá: a Creche Hélio Macedo, Escola Municipal Almirante Barroso e a Escola Infantil Cirandinha. O projeto Rotas e Redes Literárias contribui para a implementação de políticas públicas de promoção do livro e da leitura através da estruturação das 19 salas de leitura das escolas municipais de Açailândia; a ampliação do acervo de livros das salas de leitura nas escolas; formação da comunidade escolar para a gestão do espaço e promoção das capacidades leitoras dos estudantes.