Formação em Atendimento em Creche Integral em Açailândia: Avanço na Educação Infantil

Publicado em: 27/03/2024

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a coordenação da Educação Integral, promoveu no dia 27 de março, na Creche Integral Ivanete Oliveira de Macêdo, a Formação "Atendimento em Creche Integral". O evento reuniu profissionais responsáveis pelo cuidado de crianças em jornada integral nas creches do município.

A capacitação contou com a participação de todos os profissionais das creches, incluindo professores auxiliares, cuidadores e equipe técnica de outras creches com atendimento integral na rede municipal. O principal objetivo foi proporcionar qualificação contínua aos profissionais que trabalham com crianças de 2 a 5 anos em período integral.

Considerada um sucesso pela comissão organizadora, a formação representou um avanço significativo para a educação local. De acordo com a Técnica da Educação Infantil, Eunice Dourado, “A formação foi uma experiência enriquecedora e inspiradora, que certamente trará contribuições significativas para o aprimoramento das práticas educativas dos profissionais que atuam em Creches de Tempo Integral na Rede de Ensino de Açailândia”, fortaleceu a educadora.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras sobre diversos temas relevantes, como O Desenvolvimento da Linguagem Infantil, ministrada pela Fonoaudióloga Simone Kyt, e O Desenvolvimento Infantil, conduzido pela Psicopedagoga Suzana Oliveira. Além disso, foram abordadas questões como Afetividade nas Relações Educativas e Como Lidar com Situações de Conflito na Creche, pela psicóloga Lindinalva Gigante; O Perfil do Educador de Creche, por Eunice Dourado; A Importância das Relações Sociais e Familiares, pela assistente social Wellintina Moraes; Os Desafios da Inclusão de Crianças com Deficiência na Educação Infantil, por |Ivanilde Sobral; como também Orientações Práticas sobre Primeiros Socorros ministradas pelo enfermeiro Lima do SAMU.

Prefeitura Municipal de Açailândia