Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente toma posse em Açailândia

Publicado em: 22/01/2024

Nesta segunda-feira (22/01), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA). Na ocasião também aconteceu a eleição os novos dirigentes do órgão. Os eleitos por unanimidade foram: Maria Cristina Conceição Silva (presidente), Djara Vasconcelos (vice-presidente), e Mônica Cristina Pinto Batista (secretária).

Este Conselho é considerado um espaço de articulação entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e tem por objetivo a deliberação, formulação e controle das ações em todos os níveis de política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

O evento aconteceu na sede do COMUCAA e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Patrícia Giroto, neste ato representando o prefeito Aluísio Sousa. Em sua composição temos 50% de membros da sociedade civil e 50% do poder público.

Conforme disposto na Lei Municipal n° 42 de 24 de maio de 1991, com nova redação dada pela Lei Municipal n° 662, de 12 de agosto de 2022, para o mandato de 22 de janeiro de 2024 a 21 de janeiro de 2026, ficaram designados para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, as seguintes representações e respectivos membros:

– Representantes Governamentais:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Ângela Márcia Lima Silva (Titular)

Veronice Pereira de Carvalho (Suplente)

Rafaelly Rayane Soares da Silva (Titular)

Alcilene Ribeiro Silva (Suplente)

Djara Vasconcelos Soares (Titular)

Anielle Silva Marchesine (Suplente)

Secretaria Municipal de Esporte

Carlos Augusto Figueredo Santana (Titular)

Geane Tavares Costa (Suplente)

Secretaria Municipal de Cultura

Mônica Cristina Pinto Batista (Titular)

Johnatan Polary Labre Silveira Gomes (Suplente)

Secretaria Municipal de Administração

Francinúbia da Silva Lúcio (Titular)

Maria da Luz Alves dos Santos (Suplente)

– Representantes não Governamentais:

Associação de esportes Coração da Vila

Maria Alves de Lucena Serra (Titular)

Sueli Arrais Pereira de Souza (Suplente)

Escolinha de Futebol Amigos da Bola

Maria Cristina da Conceição Silva (Titular)

Raimundo Nonato Rodrigues dos Santos (Suplente)

Associação de Moradores do Bairro Nova Açailândia

Raimunda Nunes Silva (Titular)

Paulo Roberto da Silva (Suplente)

Clube de Mães de Açailândia

Antônia Edna Freitas Oliveira (Titular)

Slane Costa dos Santos (Suplente)

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Açailândia APAE

Jalana Layana da Silva Barros (Titular)

Ruth Mary Vaz de Oliveira (Suplente)

Comissão Juvenil do Fórum – DCA (Adolescente Protagonista)

Artur Braga Nascimento (Titular)

Antônia Nathyely Silva Lima (Suplente)

Na oportunidade, Maria Cristina, Presidente para Biênio 2024/2026, falou sobre o desafio: “Nosso papel é dar voz a quem não pode se defender e não mediremos esforços para isso. Vamos realmente fazer valer o direito da criança e do adolescente. Estou muito disposta e confiante que podemos fazer um bom trabalho”, contou a Presidente.

A secretária de Assistência Social Patrícia Giroto garante que a SEMAS, que representa o Poder Executivo, continuará fortalecendo as parcerias com os conselhos municipais. “Sabemos da importância do trabalho desenvolvido pelos membros do COMUCAA e vamos continuar trabalhando juntos por uma Açailândia melhor para todos”, finalizou Patrícia.

Confira publicação no DOM AQUI.