AÇAILÂNDIA PARTICIPA DA SOLENIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CICLO SAÚDE DE PROTEÇÃO SOCIAL NO MARANHÃO

Publicado em: 19/09/2023

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica e Assistência Social em nosso município, o secretário de Governo de Açailândia, Elson Santos, participou da Cerimônia de Assinatura do Termo de Parceria entre Fundação Vale e CIM - Consórcio Intermunicipal Multimodal, referente à implementação do projeto “Ciclo Saúde de Proteção Social”.

A solenidade que marcou o início do Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão aconteceu em Alto Alegre do Pindaré com a presença de representantes da Fundação Vale, da Mineradora Vale, do presidente do CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, do Ministro dos Esportes, André Fufuca, prefeitos e prefeitas dos municípios, parceiros do CIM e do Governo Federal.

Até 2026, os 24 municípios vizinhos à ferrovia Carajás, no Maranhão, serão beneficiados, via 396 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 55 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contemplando 451 serviços e 5 mil profissionais. A iniciativa integra os esforços com o poder público municipal para consolidar políticas públicas setoriais e o atendimento às comunidades.

O Ciclo Saúde Proteção Social será executado pelo Cedaps, organização da sociedade civil que promove o fortalecimento de comunidades e serviços públicos, com foco em políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis; e conta com a parceria das Prefeituras Municipais que integram o Consórcio CIM; e ainda da Wheaton Precious Metals e do BNDES, por meio do fundo Juntos pela Saúde.

Atuação do Ciclo Saúde Proteção Social

Entre as ações previstas pelo projeto estão: formação para/com equipes dos profissionais da Atenção Básica (SUS), da Assistência social (SUAS) e parceiros locais; fomento às práticas de educação em saúde; assessoria direta para elaboração de programas e acesso a políticas nacionais; e ainda, doação de mobiliário e equipamentos para melhorar as condições materiais das UBS e CRAS.

Com esse formato de atuação, o projeto busca contribuir para a ampliar a capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação, a partir de elaboração de planos de trabalho compartilhados com a gestão pública. Os planos irão considerar as necessidades de saúde e de ampliação do acesso das populações aos serviços.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você