Prefeitura institui Comitê para estabelecer ações de controle da epidemia

A Prefeitura de Açailândia por meio do Decreto nº 67, publicado nesta quarta-feira (18/03) em atos oficiais divulga os membros do Comitê, que irá coordenar as ações e medidas de prevenção de contágio pelo Coronavírus, o Covid-19, no município.

O comitê de contingenciamento do Covid-19 conta com integrantes de todas as áreas e setores da Administração Municipal, confira:

1. Atenção Básica;
  2. Vigilância em Saúde;
  • Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA;
  1. Hospital Municipal de Açailândia – HMA;
  2. Assessoria de Comunicação – ASCOM;
  3. Assessoria técnica da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Assessoria de planejamento; e
  • Procuradoria-Geral do Município.

São atribuições do Comitê de Prevenção e Combate ao COVID-19:

1. planejar ações estratégicas, como forma de garantir adoção de medidas para combater o COVID-19;
  2. monitorar diariamente a evolução da situação epidemiológica desenvolvendo planos para as eventuais fases de surto do COVID-19;
  • emitir recomendações das melhores técnicas de prevenção de contágio pelo COVID-19;
  1. divulgar regularmente atualizações, orientações ou recomendações sobre esta realidade para toda a comunidade, por meio dos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Açailândia;
  2. se necessário, acionar outros órgãos competentes que se fizerem necessários.

A participação no Comitê e nos grupos de trabalho será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

É importante salientar que até o momento, temos um caso suspeito da doença em Açailândia, sem confirmação positiva, aguardando resultado do teste, ou seja, as medidas tomadas pelo poder público são preventivas para a saúde coletiva.

ASCOM - PMA

Publicado em: 19/03/2020