Nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo iniciada nesta segunda

Nesta etapa, o público alvo é pessoas que estão na faixa etária de 20 a 29 anos de idade

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, para adultos não vacinados, que estão na faixa etária de 20 a 29 anos iniciou-se nesta segunda-feira (18), nas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde do município. A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), disponibiliza doses da vacina nas UBS’s, que estão funcionando de 8h às 17h. O Dia D para esse público está previsto para o próximo dia 30 de novembro.

Segundo o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos em todo país.

A Vigilância em Saúde ressalta que, a pessoa deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo grave e gestação. Não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior a ser inspirado é com os pacientes alérgicos a proteína do leite. As reações aos alérgicos a ovo são menores.

Sobre o Sarampo - A doença é transmitida com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. A vacina é a única forma de prevenção e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

Com informações do Ministério da Saúde.

ASCOM-PMA – Por: Isabel Logrado

_________________________________________________________________________________________________

Publicado em: 18/11/2019