Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019
Min: ...º | Max: ...º

DMT realiza campanha “Educação no Trânsito” em escolas da rede municipal de Açailândia

Através da educação no trânsito dentro das escolas podemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito nas escolas auxilia e orienta também as crianças na compreensão em relação aos elementos e às situações vivenciadas no trânsito no dia-a-dia.

 

Com este objetivo, a Prefeitura de Açailândia, através do Departamento Municipal de Trânsito está realizando desde a semana passada, a campanha “Educação no Trânsito” em todas as escolas da rede municipal de ensino. O evento conta com a participação dos agentes de trânsito que são os responsáveis pelo desenvolvimento do evento e também na ministração das palestras, interagindo as crianças, através da música e arte cênica. Atores e cantores da cidade participam da campanha, encenando e cantando músicas abordando o tema, envolvendo e divertindo as crianças.

 

De acordo com o advogado Saulo Gigante,  diretor do DMT os ensinamentos sobre educação no trânsito deve começar nas séries iniciais, aliando teoria e prática.  “Nesta campanha, as crianças estão sendo orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Para aquelas que usam bicicletas, skates, patins e patinetes, devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão. Que excluem as vias públicas para estas atividades de lazer. Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e de segurança” ressalta Saulo Gigante.

 

O diretor fortalece ainda, que é muito importante lembrar que a educação no trânsito passeia por várias esferas da sociedade e não só por aqueles que dirigem. As crianças são parte fundamental desse processo. Por isso, a educação no trânsito deve começar em sala de aula. “Ao receberem as orientações sobre as regras do trânsito, estas crianças passam a ser multiplicadoras de informações, bem como passarão a fiscalizar e a orientar os pais quando estes desobedecem alguma regra da legislação do trânsito”, finaliza Saulo Gigante.

ASCOM-PMA – Por Antonio Maria

 


Publicado em: 21/03/2018

Fotos da Matéria

O Prefeito

Juscelino Oliveira

Prefeito Municipal

Avenida Santa Luzia,Bairro Parque das Nações, S/N
Açailândia-MA CEP: 65930-000
(99) 3538-8666 – 3538-8580 – 3538-8709

2019 - Prefeitura de Açailândia - Todos os direitos reservados

ASCOM/PMA