Começa Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS - reuniu na manhã desta terça-feira, (08/10), na Câmara Municipal de Açailândia, profissionais da saúde de diversos setores, para receberem todas as orientações sobre a Campanha Nacional Seletiva de Vacinação contra o Sarampo 2019, além da atualização da carteira vacinal que teve início na segunda-feira em todo o Brasil.

A vacinação para grupos prioritários está dividida em duas etapas, uma para crianças e outra para adultos, com dois "Dias D" de vacinação. A primeira etapa tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, que receberão a vacina no período do dia 7 ao dia 25 de outubro com destaque para o "Dia D", que será no dia 19.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente  tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

ASCOM-PMA – POR: Antônio Maria

Publicado em: 09/10/2019