Receba notificações e informativos em seu email X

> Açailândia, 27 de Novembro de 2014

DMT realiza de 18 a 25 de setembro a Semana Nacional do Trânsito

Estudantes, agentes de fiscalização de trânsito e a sociedade em geral irão às ruas em uma grande caminhada na próxima quarta-feira, 18 de setembro, às 8h da manhã, com o tema “Bebida e Direção: o efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre”, alertando motoristas e pedestres sobre os prejuízos que bebida e direção trazem à sociedade brasileira.

Acidentes se tornaram rotina dentro do perímetro urbano da cidade, principalmente nos acessos das BR-222 e BR-010, onde são registrados, quase que diariamente, acidentes com vítimas, muitas vezes fatais. A combinação ‘’bebida e direção’’ é uma das principais causas desses acidentes e chega ao percentual de 61%, segundo pesquisa realizada pela Associação dos DETRANs.  Pior ainda é saber que essa mistura de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes fatais envolvendo os jovens brasileiros entre 18 e 25 anos, chegando a 64% do total.

Dados do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – apontam que somente no mês de agosto foram realizados 80 atendimentos de ocorrência de acidentes de trânsito dentro do município de Açailândia, e na grande maioria dos atendimentos havia indícios de embriaguez por parte de algum envolvido.  Os acidentes são a segunda maior causa de chamados para o SAMU, perdendo apenas para atendimentos clínicos.

Existente há pouco mais de cinco anos, a Lei Seca vem tentando diminuir esses números. Com uma punição mais rigorosa para quem insiste em beber e dirigir, a Lei apresenta resultados positivos, apesar de ser pouco fiscalizada. Com a Lei Seca dirigir sob a influência do álcool, com nível superior a seis decigramas por litro de sangue era considerado uma infração gravíssima, cuja penalidade resulta na multa de R$957,70 e a suspensão do direito de dirigir,  tendo como medida administrativa a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação. A partir de  agora a multa para quem dirigir embriagado sobe de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. A multa pode chegar a R$ 3.830,80 em caso de reincidência em um período de doze meses.

Dados levantados pela Seguradora Líder, administradora responsável pelo pagamento do DPVAT, informam que houve redução na quantidade de sinistros pagos por morte no Estado do Maranhão nos últimos três anos. Em 2011, foram registrados 1.435, já em 2012 foram 1.431 e nos seis primeiros meses de 2013 esse número foi de 377, uma redução significativa de mais de 50%.

Diante do número de pessoas que morrem todos os anos no Brasil temos duas alternativas: fazer a nossa parte como cidadãos, transformando-nos em educadores de jovens e crianças, ou nos acostumarmos com as notícias de famílias sendo destruídas por causa do álcool.

Semana Nacional do Trânsito

Durante a Semana Nacional do Trânsito, 18 a 25 de setembro, serão realizadas ações de conscientização em vários pontos da cidade. A abertura será realizada com uma caminhada no centro da cidade, e no dia 25 será finalizada com a premiação do I Concurso de Redação do DMT, com o tema: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”, que reunirá estudantes do Ensino Médio da rede pública de Ensino e será realizado nas dependências da Câmara Municipal.